Dois mineiros, varas de pescar às mãos, pitam e proseiam à beira de um rio. De repente, veem um menino debatendo-se nas águas. Um entreolhar meteórico, ato contínuo mergulham no rio e retiram o garoto. Retornam à sua prosa, agora entrecortada de momentos de cisma. A velha binga acende os cigarros de palha, jogados no canto da boca. Passa meia hora e novo menino aparece no meio do rio. Repetem o gesto, automaticamente, lançando-se na água e salvando o segundo menino. Retomam os postos e a conversa. Proseiam, como a gastar o tempo, sobre a torteza das árvores do cerrado. Rápido, um interrompe e observa: ""É, cumpadre, hoje o rio num tá prá peixe"". O outro completa: ""Isquisito, tá mais prá minino"". Um barulho estranho faz com que levantem a vista e vejam, no meio do rio, um terceiro garoto, já quase desfalecido. Imediato, um deles se joga na água. O outro fica de pé, mas não se atira no rio. O que se jogou convoca: ""Cumpadre, vamo sarvá mais esse."" A resposta fulminante: ""Esse ocê sarva sozinho qui eu vô lá pros lado da cabeceira do rio, pagá quem tá jugando esses minino n'água."" Fonte: caso mineiro, adaptado por E.V. Mendes. O novo modelo de assistência à saúde proporcionado pelo SUS trouxe uma magnitude para os brasileiros. Assim, a partir do clássico apresentado e considerando os aspectos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças, é CORRETO inferir que:
Questão
MG - Centro Universitário Atenas - UNIATENAS
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Dois-mineiros-varas2416b55d3e3
A
A promoção da saúde vai até a cabeceira do rio, ou seja, até as causas dos problemas, sendo esse o seu sentido.
B
A promoção da saúde deve se preocupar em salvar vidas, atuando diretamente na cura da doença.
C
A promoção da saúde deve ser realizada por um profissional responsável, no caso do texto representado pela figura do mineiro que salva a última criança, de forma a tratar os problemas de saúde, representados pelo afogamento.
D
Não se pode estabelecer nenhuma relação entre o texto exposto e a promoção da saúde.
E
A promoção da saúde consiste em uma ação ineficaz, por não atuar na causa do problema, conforme exemplificado no texto por meio da repetição de afogamentos de crianças.