Questão
SC - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS
2023
Residência (Acesso Direto)
Dona-Iolanda-65-anos253d3bbbe03
Dona Iolanda, de 65 anos, vem em atendimento médico por "dores nas juntas", acompanhada de sua filha. A filha está preocupada e conta que a paciente tem feito diversos tratamentos sozinha, além de trazer exames solicitados por outro profissional, assim como os medicamentos que tem feito uso para serem avaliados. Você primeiramente conversa com a paciente e descobre que a dor iniciou já há alguns anos, localizada em joelhos, quadris e alguns dedos das mãos, sendo pior de manhã - ao acordar sente as articulações rígidas para movimentos por cerca de 15 minutos - e ao fim do dia, principalmente quando realiza atividades domésticas. Dona Iolanda conta que as dores a desanimam para realizar alguma atividade física e atualmente possui índice de massa corporal de 30. Para conseguir alívio, tem feito uso de prednisona 40 mg de forma irregular há alguns meses, cápsulas de glucosamina e condroitina, além de aplicar diclofenaco pomada em mãos e joelhos. Ao exame físico, há a presença de crepitações em joelhos que se encontram edemaciados, limitação à rotação interna coxofemoral à direita e dor à palpação de interfalangianas distais (IFDs) em 2º e 3º quirodáctilos (QDs) bilateralmente, com visualização de nódulo em IFD de 2º QD de mão direita. O restante do exame físico não visualiza alterações. Laboratoriais: VHS (velocidade de hemossedimentação) e PCR (proteína C reativa) dentro de valor de referência, fator reumatoide (prova do látex) 1:40, anti-CCP (anti-péptideo citrulinado cítrico) negativo, FAN (fator antinúcleo) não reagente, creatinina 0,56 e leucócitos 4 mil. Frente ao caso, você:
A
Em abordagem motivacional, reforça a importância dos exercícios físicos e perda de peso >=5% para alívio da dor e melhor prognóstico.
B
Pelos princípios de prevenção quaternária, alerta sobre a não indicação do uso de antiinflamatórios não esteroidais tópicos e de glucosamina e condroitina via oral.
C
Alerta sobre o risco do uso prolongado de corticosteroides, suspende os medicamentos em uso e inicia metotrexato via oral (7,5-25 mg/semana).
D
Explica que há a necessidade de solicitar radiografia de mãos, joelhos e quadris para definir o diagnóstico e posterior tratamento do quadro.