Dona Ivone não tem qualquer queixa e vem à consulta para pedir alguns exames de sangue a fim de verificar o seu estado de saúde. Ela tem 48 anos, é costureira autônoma, não faz atividade física regular e parou de fumar na primeira gestação aos 24 anos. É casada, tem dois filhos, vive com sua família nuclear e com sua mãe de 70 anos que é acamada por sequela de acidente vascular encefálico. Miguel, seu médico de família e comunidade, faz um exame físico adequado da paciente e encontra como único achado relevante uma PA = 140 x 100 mmHg (adequadamente aferida). Em seguida, pergunta se era a primeira vez que a pressão estava alta. Dona Ivone conta que já havia medido a PA anteriormente, mas não lembrava os valores e já haviam dito para ela atentar-se com a pressão. Determine a conduta.
Questão
SP - Hospital Santo Amaro - Guarujá
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Dona-Ivone-na-tem143fdee3111
A
Pedir que Dona Ivone faça aferição da PA duas vezes por semana e solicitar os seguintes exames: eletrocardiograma, urina tipo I, perfil lipídico, creatinina, glicemia de jejum e potássio e marcar retorno com os resultados dos exames para um mês.
B
Solicitar que Dona Ivone tenha a PA aferida em casa, seis vezes ao dia, durante cinco dias e traga os valores na próxima consulta.
C
Pedir que inicie as mudanças de estilo de vida e solicitar retorno em 30 dias para verificar se a PA já ficou controlada.
D
Pedir que inicie as mudanças de estilo de vida, fazer a prescrição de captopril 25mg três vezes ao dia, solicitar eletrocardiograma, urina tipo I, perfil lipídico, creatinina, glicemia de jejum e potássio e marcar retorno em 30 dias para verificar se controlou a PA.