Questão
GO - Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - SES GO
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Dona-R-73-anos16148d8779b
Dona R., de 73 anos, hipertensa e diabética, mora em uma casa de três cômodos juntamente com duas filhas, um filho e três netos. Ela é aposentada e somente uma das filhas trabalha como diarista, sendo a renda da família em torno de R$ 1.000,00. Sua alimentação se resume ao consumo de alimentos ricos em carboidratos e carnes gordurosas. Os netos estudam em escola pública pela manhã e, à tarde, ficam em casa ajudando nos afazeres domésticos. O bairro onde mora dona R. tem uma Unidade Básica de Saúde da Família, cujo atendimento é diário, porém, o médico atende somente no período vespertino. A falta de medicamentos é comum nessa unidade, principalmente os anti-hipertensivos. Dona R. faz uso de chás e remédios caseiros ensinados pelos vizinhos, para tentar melhorar o estado de saúde, já que o acesso aos medicamentos nem sempre é possível. Considerando os fatores endógenos e exógenos na determinação do processo saúde-doença, no caso de dona R., estão presentes:
A
fatores biológicos (infecções) e endógenos, não sendo considerados importantes, nesse momento, os fatores exógenos.
B
fatores endógenos de origem genética, como a história familiar e a idade avançada, não sendo relevantes os fatores sociais. 
C
fatores endógenos de história familiar: idade, doença prévia e estilo de vida, e os exógenos, como fatores psicossociais ligados às condições socioeconômicas da família. 
D
fatores exógenos como os determinantes físico-químicos, que englobam hidrosfera e desastres naturais são importantes para destacar o quadro assistido no estudo.