Doutora Graça atende uma mãe muito preocupada com o desenvolvimento de seu filho, RET, 1 ano e 8 meses, pois "seu filho não fala nada". A mãe conta que devido ao seu trabalho, não consegue permanecer muito com o filho, que fica durante o dia com sua babá, uma senhora de 60 anos que adora ver novelas, ficando com a televisão ligada o tempo todo, o que a preocupa mais, pois a criança, ouvindo sons e conversas frequentemente, deveria estar falando. Doutora Graça nota que a criança demonstra interesse nos objetos do consultório, e olha atentamente para sua mãe enquanto ela fala. O exame físico e os demais testes do desenvolvimento neuropsicomotor estão dentro da normalidade. A conduta adequada da médica, neste caso, deve ser:
Questão
GO - Unievangélica - Centro Universitário de Anápolis - UEVA
2016
Residência (Acesso Direto)
Doutora-Grac-atende-ma125b85841ef
A
Orientar a mãe sobre a necessidade de aumento de estímulos adequados à criança, como maior interação interpessoal e reavaliar após um a dois meses.
B
Tranquilizar a mãe, pois muitas crianças não falam até os dois anos, sem necessidade de nenhuma conduta.
C
Alertar a mãe sobre a possibilidade de autismo e encaminhar a criança para avaliação com neuropsiquiatra.
D
Realizar otoscopia, solicitar audiometria e impedanciometria e encaminhar para fonoaudiologia para repetir o teste da orelhinha e avaliação.