Durante a assistência ao parto vaginal à paciente multípara, no momento da dequitação, a obstetriz que acompanhava a parturiente convoca o obstetra para ajudar a controlar sangramento exagerado. Na sala de parto, o obstetra encontra a paciente com queda importante de pressão arterial e taquicardia, palidez e sangramento vaginal abundante. A sequência que o obstetra deverá seguir será:
Questão
SP - PUC Sorocaba
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Durante-assistencia543e690400
A
Providenciar 2 acessos venosos calibrosos, oxigenioterapia, chamar ajuda, alertar a paciente e seu acompanhante, identificar foco hemorrágico e excluir outras etiologias de pré-choque, iniciar a manobra de Hamilton, aquecer a paciente, elevar os membros inferiores, quantificar a perda sanguínea, monitorização de sinais vitais e diurese.
B
Como a atonia uterina é responsável por 80% das causas de hemorragias no quarto período, e a paciente é multípara, indica-se imediatamente a conduta conservadora que é a cirurgia hemostática de B-Lynch.
C
As causas decorrentes de traumas obstétricos correspondem a 20% dos determinantes de hemorragia puerperal. Dessa forma, a introdução de balão intrauterino, especialmente se o colo já estiver fechado, será a conduta a ser tomada.
D
Se o Índice de Choque (IC = FC/PA sistólica) for menor do que 0,7, sugerindo choque grave, a paciente deverá receber metilergonovina e hemotransfusão antes de se indicar a histerectomia.