Questão
GO - Unievangélica - Centro Universitário de Anápolis - UEVA
2022
Residência (Acesso Direto)
Durante-avaliaca65358918e7
Durante a avaliação de uma hérnia de hiato esofágico, um homem de 45 anos descobriu possuir esteatose hepática, de grau moderado, pela avaliação ultrassonográfica. O paciente não tem histórico de doenças prévias, nega uso de medicações de uso contínuo, e refere à ingesta de bebidas alcoólicas apenas aos finais de semana. 

O exame físico era normal, exceto por IMC = 28 kg/m²; Sobre esta condição clínica,
A
este paciente possui risco de desenvolver cirrose hepática nos próximos 10 a 20 anos, e a história natural desta doença independe do fato de a etiologia ter sido por esteatohepatitie alcoólica ou não-alcoólica.
B
a maioria dos indivíduos com esteatose nega consumir álcool excessivamente, mas possivelmente preenche critérios para abuso por questionários específicos, apontando para etiologia alcoólica.
C
níveis séricos de transaminases frequentemente se encontram aumentados e correlacionam-se bem com a gravidade da doença hepática, predizendo quais pacientes podem evoluir para cirrose hepática.
D
o tratamento para a esteatose de etiologia alcoólica envolve interromper a ingesta de álcool, vitamina E e corticoesteroides. Para a forma não-alcoólica, apenas vitamina E e modificação do estilo de vida são suficientes.