Durante a consulta de puericultura de um lactente de 35 dias a mãe se queixa que o coto umbilical do paciente ainda não caiu. O bebê foi um recém-nascido a termo, com peso adequado para a idade gestacional e nasceu de parto normal, sem intercorrências. Assim, é correto afirmar que o(a)
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Durante-consulta512afa9216
A
conduta correta é tranquilizar a mãe, pois o atraso da queda do coto umbilical não está relacionado a nenhuma patologia.
B
atraso na queda do coto umbilical (acima de 30 dias) é importante sinal de alerta para deficiência que envolve a imunidade celular (células T).
C
atraso na queda do coto umbilical (acima de 30 dias) é importante sinal de alerta para deficiência que envolve os componentes terminais do sistema complemento.
D
atraso na queda do coto umbilical (acima de 30 dias) é importante sinal de alerta para deficiências que envolvem as células fagocitárias (especialmente polimorfonucleares).
E
o atraso na queda do coto umbilical (acima de 30 dias) é importante sinal de alerta para deficiências que envolvem a imunidade humoral (células B).