Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2019
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Durante-consulta98cf77a50d
Durante uma consulta médica de rotina, uma mulher branca de 66 anos pede ao médico que inclua a dosagem de vitamina D no sangue entre os seus exames de check-up. Ela tem uma boa saúde geral, sem morbidades que necessitem tratamento, negando também quedas, fraturas e doenças neuromusculares e ósseas pregressas. Tem boa alimentação. Revela que está preocupada porque ouviu dizer que a falta de vitamina D pode provocar quedas e que todas as suas amigas, da mesma idade, já tomam suplemento dessa vitamina como prevenção. 
Qual é a recomendação baseada em evidências mais atual sobre esse assunto?
A
Aconselhar e enfatizar que exercícios físicos ou intervenções fisioterápicas são efetivos na prevenção de quedas de pessoas idosas em bom estado de saúde.
B
Convencer a paciente de que a dosagem de vitamina D é desnecessária e prescrever 800 UI de vitamina D3 por dia para a prevenção de quedas.
C
Pedir a dosagem de vitamina D no sangue e, em caso de valor baixo, prescrever a reposição com 10.000 UI de vitamina D3 por semana para a prevenção de fraturas.
D
Oferecer intervenção preventiva interdisciplinar com médico, nutricionista e educador físico abordando todos os fatores de risco de quedas em idosos.