Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2024
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Durante-exploraca78aa0b6d79
Durante exploração cirúrgica de um paciente masculino de 22 anos, instável hemodinamicamente, vítima de ferimento por arma de fogo no flanco esquerdo, observa-se como achado intraoperatório grande quantidade de sangue na cavidade, lesão do polo inferior do baço com cerca de 5 cm de comprimento e hematoma retroperitoneal de zona I e II. Quando explorado o hematoma observa-se lesão da cauda do pâncreas com lesão do ducto. Em relação a conduta cirúrgica deste paciente, assinale a assertiva correta.
A
A lesão pancreática pode ser tratada através de pancreatectomia caudal e o coto proximal abordado por meio de ligadura.
B
Pode ser realizado o controle vascular do hilo esplênico através da manobra de Pringle e a rafia esplênica com fio inabsorvível com pontos separados.
C
Deve ser realizada pancreatectomia distal com canulação do ducto pancreático e reconstrução do trânsito através de anastomose pancreato-jejunal.
D
Após a realização da reconstrução do ducto pancreático, a lesão pancreática pode ser tratada através de sutura com pontos separados de fio absorvível.
E
Para a realização da esplenectomia não é necessária a mobilização do baço, podendo ser realizado o controle vascular através da ligadura da artéria esplênica junto da origem no tronco celíaco.