Questão
PR - Hospital Angelina Caron - HAC PR
2010
Residência (Acesso Direto)
Durante-investigaca3797d7d19e
Durante a investigação epidemiológica de casos de leptospirose é INCORRETO afirmar que:

Referência: FOCACCIA, R. e colaboradores. Veronesi: tratado de infectologia. Editora Atheneu, 3ª Edição, 2005. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de Vigilância Epidemiológica. Volume II. Editora Elsevier, 2005.
A
As atividades recreacionais como provas aquáticas de resistência em rios localizados em florestas tropicais podem se constituir como fontes de aquisição da doença.
B
A imunidade adquirida pós-infecção é “sorovar-específica”, podendo um mesmo indivíduo apresentar a doença mais de uma vez sendo que o agente causal de cada episódio pertencerá a diferentes “sorovares”.
C
O diagnóstico diferencial da forma anictérica da leptospirose deve incluir apendicite aguda, pneumonias da comunidade e pielonefrite aguda.
D
O resultado negativo (não reagente) de qualquer exame sorológico específico para a leptospirose (macroaglutinação, microaglutinação, ELISA-IgM, ou outros), com amostras de sangue coletadas antes do sétimo dia do início dos sintomas, descarta o caso suspeito.
E
O padrão patológico das leptospiroses humanas é aquele induzido pelo “sorovar ” icterohaemorrhagiae e que origina a síndrome de Weil, a qual constitui a forma clínica mais comum em nosso meio.