Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Durante-pandemia-SARS521a5917a4
Durante a pandemia de SARS COVID-19, observamos um importante aumento de internações em UTI devido a insuficiência respiratória. Tais pacientes frequentemente enfrentam lesões pulmonares extensas, de recuperação lenta, demandando tempo prolongado de intubação orotraqueal e consequente indicação de traqueostomia.

Sobre as traqueostomias em pacientes portadores de infecção por COVID-19, assinale a alternativa INCORRETA:
A
As indicações de traqueostomia em pacientes portadores de infecção por SARS COVID-19 são as mesmas indicações de pacientes intubados em UTI por outras patologias.
B
Quanto mais precoce a traqueostomia em pacientes portadores de infecção por SARS COVID-19 for realizada (principalmente durante a primeira semana de doença), menores as chances de contaminação da equipe cirúrgica.
C
As traqueostomias em pacientes portadores de infecção por SARS COVID-19 apresentam elevado potencial de transmissibilidade do vírus ao cirurgião e a equipe presente na sala cirúrgica.
D
Cuidados como o clampeamento do tubo orotraqueal durante a abertura da traqueia e o uso de equipamentos de proteção individuais como capote impermeável, máscara N95 e face-shield têm o propósito de diminuição da transmissibilidade viral durante este procedimento.