Questão
Revalida - Universidade de Gurupi - UNIRG
2022
Revalida
Durante-pesquisa366886f192
Durante pesquisa de toxoplasmose em uma primigesta, com 13 semanas de idade gestacional, a dosagem do IgG e a do IgM vieram positivas. Gestante nega contato atual com gatos ou histórico prévio de toxoplasmose.
Baseando-se na situação apresentada, é correto afirmar que
A
tal combinação sorológica relata uma infecção aguda inicial. Para se evitar o risco de falsos-positivos, pode-se repetir a sorologia após duas semanas ou solicitar a dosagem de anticorpos IgA. Em casos falso-positivos, a IgG e a IgA se tornarão positivos.
B
tal combinação sorológica relata uma infecção subaguda ou recente, devendo ser realizado o teste de avidez. Valores inferiores a 30% no referido teste são indicativos de infecção prévia (há mais de 4 meses), ao passo que valores superiores a 60% indicam infecção aguda (há menos de 4 meses).
C
caso se confirme a infecção aguda materna, dever-se-á iniciar o uso de espiramicina, além de pirimetamina, sulfadiazina e ácido folínico para tratamento do feto.
D
após o diagnóstico de uma infecção aguda, deve-se rastrear o feto quanto à possibilidade de infecção, com base na análise do líquido amniótico por amniocentese (a partir da 18ª semana de gestação), com a realização de PCR (reação em cadeia de polimerase) para pesquisa do Toxoplasma gondii.