Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto - SCMRP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Durante-planta-pronto113ece57186
Durante o plantão no pronto-socorro infantil, Júlio César, 18 dias de vida, é trazido pelos pais devido ao quadro de febre aferida, (38,2°C) há cerca de 1 hora. O paciente é medicado em casa com paracetamol.

Está em aleitamento materno exclusivo, apresenta cartão vacinal com as vacinas BCG e hepatite B ao nascimento, sem intercorrências durante a gestação e durante o período pós-natal. Teve alta da maternidade junto com a mãe e vem ganhando peso adequadamente, conforme observado nas consultas de puericultura de rotina.

Ao exame, encontra-se em bom estado geral, ativo e reativo, já afebril, sem outras alterações. Considerando o quadro clínico apresentado, assinale a alternativa que corresponde à conduta recomendada para Júlio César.
A
Liberar para casa com prescrição de sintomáticos e orientações de retorno em caso de persistência da febre por mais de 72 horas ou surgimento de novos sintomas.
B
Indicar internação, solicitar exames (hemograma, proteína C-reativa, hemocultura, análise de urina, urocultura e radiografia de tórax) e iniciar antibioticoterapia endovenosa sistêmica (penicilina cristalina).
C
Solicitar exames (hemograma, proteína C-reativa, hemocultura, análise de urina, urocultura e análise de líquor) e aguardar resultados para decidir sobre internação e antibioticoterapia.
D
Indicar internação, solicitar exames (hemograma, proteína C-reativa, hemocultura, análise de urina, urocultura e análise de líquor) e iniciar antibioticoterapia endovenosa sistêmica (cefotaxima + ampicilina).
E
Liberar para casa com prescrição de amoxicilina e sintomáticos, com orientação de retorno em 48 horas para reavaliação clínica.