Durante procedimento eletivo com anestesia local na sala de pequenas cirurgias, ocorreu a emergência de um paciente eletivo da clínica cirúrgica. Você então foi chamado a ajudar no socorro do paciente apenas com a informação de que ele já era cardiopata em uso de digoxina e amiodarona. Na sua avaliação inicial, detectou bradicardia com grande repercussão clínica, assim indicou o uso de marca-passo transcutâneo. Referente aos passos desse procedimento, marque a opção INCORRETA:
Questão
AL - Hospital do Açúcar - HA (Hospital Veredas)
2017
Residência (Acesso Direto)
Durante-procedimento73fe756b6d
A
Observe qual é o ponto de corte para que haja captura de algumas das espículas do MP. A partir desse ponto, deixe o valor da corrente elétrica com margem de segurança de 30% acima desse limiar.
B
Fixe as pás autoadesivas no tórax despido da vítima. Coloque o eletrodo anterior à esquerda do esterno, centralizado e o mais próximo possível do ponto de máximo do impulso cardíaco. Coloque o eletrodo posterior nas costas, diretamente atrás do eletrodo anterior e à esquerda da coluna torácica. A alternativa a essa posição dos eletrodos é a colocação semelhante à do DEA: uma das pás deve ser posicionada na região sobre o ápice do coração e a outra sobre a região paraesternal direita.
C
Selecione inicialmente a frequência cardíaca desejada (geralmente em torno de 80 bpm, em casos de bradicardias). Em seguida, ajuste a corrente elétrica a ser administrada, aumentando gradualmente o valor de corrente elétrica a partir do valor mínimo, até que se obtenha captura elétrica. Geralmente, a captura se caracteriza pelo alargamento do complexo QRS com uma onda T larga e oposta à polaridade do QRS.
D
Avalie a resposta hemodinâmica do MP pelo pulso e pela pressão arterial. Forneça analgesia e sedação, conforme necessário.