Questão
SP - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Durante-trabalho-parto6222b73a06
Durante o trabalho de parto de uma primigesta com 39,4 semanas de gestação, AU de 34 cm, apresentação cefálica, dorso à esquerda FCF normal estava sendo construído seu partograma. Evoluiu bem até as 13 horas e os exames após esse horário que constava do partograma eram os seguintes: (Conforme imagem ) Frente a esses dados, é CORRETO afirmar que se trata de:

A
Distocia funcional, pois o colo está dilatado há duas horas e a altura da apresentação não evoluiu, com dinâmica muito forte para a fase do trabalho de parto; sendo uma distocia por hiperatividade, deve fazer cesárea.
B
 Desproporção cefalopélvica evidenciada por dilatação total e fenômenos plásticos, deve fazer cesárea.
C
Distocia funcional, pois o colo dilatou todo e, na desproporção cefalopélvica, isto não ocorre, sendo a bossa formada pela demora do parto, podendo realizar fórcipe para abreviação do expulsivo.
D
 Distocia de rotação, pois o feto está em uma variedade esquerda transversa e deve ser corrigida com fórcipe cefalopélvica de Kielland.
 
E
Desproporção cefalopélvica, pois passou a linha de alerta, ficando mais de duas horas sem evolução, devendo locar um fórcipe de Kielland.