Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
E-cada-vez-mais-comum195e7902325
É cada vez mais comum o aparecimento de transtornos emocionais e mentais atualmente na sociedade, inclusive entre os profissionais da saúde. O cuidado contínuo e a vigilância sobre sinais e sintomas relacionados à saúde mental desses trabalhadores é fundamental para a sua qualidade de vida e na relação profissional-paciente. Diante disso, considere o caso a seguir:

Carina é uma médica recém-formada que começou a trabalhar na Estratégia Saúde da Família em uma cidade do interior do estado. Sempre foi muito dedicada e preocupada em dar o seu melhor à comunidade que atende há cerca de 2 meses. Após uma semana intensa de trabalho, a médica resolveu participar de um Grupo Balint virtual organizado por alguns colegas de turma junto a professores da faculdade, com o objetivo de relatar casos reais atendidos por eles e discutir a relação médico-paciente. Carina contou que se sentiu muito irritada com a mãe de uma criança atendida na última semana e, incomodada com o caso da criança, sentindo-se ansiosa, cansada e com raiva quando vê que a criança está na sua agenda ou na sala de espera.

Sobre a postura da médica e seus cuidados em saúde mental, é recomendável que ela
A
reprima os sentimentos de raiva e ansiedade porque são transferências negativas que prejudicam a relação médico-paciente.
B
procure, ao reconhecer os sentimentos de contratransferência, dosar-se na medida certa, promovendo um “efeito droga” adequado.
C
referencie o paciente para outro colega, pois irritabilidade faz parte dos sinais de defesa na relação médico-paciente.
D
busque afastamento laboral, porque está com síndrome de Burnout devido a cansaço, irritabilidade e ansiedade.