É cada vez mais frequente a utilização de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, por várias razões. Cerca de 5% dos pacientes submetidos a angioplastia com stent em uso de dupla agregação plaquetária (DAPT) necessitarão de uma operação não cárdica em um ano. Em relação ao manejo dos pacientes anticoagulado ou com dupla antiagregação plaquetária frente à necessidade de cirurgia, assinale a opção correta.
Questão
SP - Faculdade de Medicina de Marília - Famema (Hospital das Clínicas da Famema)
2021
Residência (Acesso Direto)
E-cada-vez-mais62f3e2d0a1
A
Em se tratando de paciente com função renal normal em uso de dabigatrana que será submetido a gastrostomia endoscópica, a medicação deve ser suspensa 72 horas antes do procedimento, devendo seu uso ser retomado 24 horas após o procedimento.
B
Em caso de pacientes com função renal normal em uso de antiacoagulantes orais (ACOs) diretos (dabigatrana, rivaroxabana e apixabana), a medicação deve ser suspensa pelo menos 72 horas antes da operação e a ponte com heparina é desnecessária.
C
Em se tratando de pacientes em uso de varfarina que vão ser submetidos a vídeoendoscopia diagnóstica com realização de biópsias, a medicação deve ser suspensa 48 horas antes do procedimento.
D
Em caso de pacientes que tenham colocado stent farmacológico há 6 meses, estejam em uso de dupla agregação plaquetária e que serão submetidos a colecistectomia videolaparoscópica eletiva, o ácido acetilsalicílico pode ser mantido e o clopidogrel deve ser suspenso 5 dias antes do procedimento, podendo ser retomado no 1.º dia de pós-operatório.