É indubitável que o tratamento adjuvante resulta em benefícios substanciais para uma boa parte das mulheres com câncer de mama inicial. Entretanto, relativamente pouca atenção tem sido dada à incidência e ao manejo de toxicidades tardias, sobretudo relacionadas ao tratamento quimioterápico. Efeitos adversos que podem se manifestar muito tempo depois do tratamento devem ser reconhecidos e monitorados. Com relação ao citado, o que não seria correto afirmar?
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2018
Residência (Acesso Direto)
E-indubitavel-que67f73e9fb8
A
É importante enfatizar que ausência de menstruação é equivalente de infertilidade.
B
Gravidez depois do tratamento de câncer de mama não está associada a pior prognóstico.
C
O estudo POEMS demonstrou que o uso de LHRH análogo durante a quimioterapia adjuvante reduz o risco de falência ovariana.
D
Falência ovariana prematura induzida pela quimioterapia é uma toxicidade importante para mulheres na pré-menopausa. Pode ser caracterizada como amenorreia temporária ou permanente, o que geralmente depende da idade da paciente, do tipo e da duração desta.
E
A cardiotoxicidade por antracíclicos pode ter forma aguda ou subaguda. No entanto, na maioria os casos são de instalação tardia (> 1 ano após a conclusão do tratamento), tendendo a ser irreversíveis e relacionados à dose cumulativa de antracíclicos administrada.