É inegável o impacto da vacinação em massa na saúde e na expectativa de vida em todo mundo, no entanto, o surgimento de grupos antivacina, usando pseudo-argumentos científicos que se disseminam pela internet é fonte de preocupação para as autoridades sanitárias. Cabe ao médico orientar os pacientes de maneira adequada sobre as diferentes vacinas e seus usos. Qual dessas opções pode corretamente ser repassada aos pacientes?
Questão
ES - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM)
2023
Residência (Acesso Direto)
E-inegavel-impacto6695b4a7db
A
A vacina contra influenza é um exemplo de vacina de vírus atenuado e, portanto, tem uso restrito em pacientes submetidos aos regimes intensivos de quimioterapia para leucemia mielóide aguda.
B
A presença de comorbidades não imunossupressoras, como cardiopatias, pode contra-indicar a aplicação de vacinas de vírus atenuado.
C
O profissional de saúde deve receber algumas vacinas para reduzir o risco de adoecimento e óbito entre seus pacientes; preenchem esses critérios as vacinas contra hepatite B, tríplice viral (MMR - sarampo/caxumba/rubéola) e influenza.
D
São vacinas contra-indicadas em pacientes espenectomizados: BCG, rotavírus, febre amarela, varicela, dengue, HPV e tríplice viral (MMR).