É muito frequente o uso de medicamentos e outras substâncias por mulheres que estão amamentando. A maioria é compatível com a amamentação; poucos são os fármacos formalmente contraindicados e alguns requerem cautela ao serem prescritos durante a amamentação, devido aos riscos de efeitos adversos no lactente e/ou na lactação. Puerpério ou pós-parto é um período cronologicamente variável durante o qual as modificações locais e sistêmicas, provocadas pela gravidez e parto no organismo da mulher, retornam às condições vigentes antes da gravidez. As transformações que se iniciam no puerpério, com a finalidade de restabelecer o organismo da mulher à situação não gravídica, ocorrem não somente nos aspectos genital e endócrino, mas no seu todo. Sobre o puerpério e amamentação, assinale a afirmativa CORRETA:
Questão
RJ - Hospital Nacional do Câncer - INCA
2015
Residência (Acesso Direto)
E-muito-frequente-uso1227214bc8e
A
Puerpério remoto (10º ao 45º dia) é o período de transição em que continua a recuperação genital, no entanto em uma velocidade menor, e a lactação começa a influenciar o organismo.
B
Drogas consideradas lícitas, como álcool e o tabaco, não necessitam ser suspensas durante a amamentação.
C
Alterações do humor, com labilidade emocional, são pouco comuns no puerpério imediato.
D
Quanto aos antibióticos na amamentação, a orientação geral é para serem prescritos durante a amamentação, por curtos períodos de tempo, o que reduz o risco para o lactente. A principal preocupação é a alteração da flora intestinal da criança, levando à diarreia e monilíase, e à interferência na interpretação do resultado de culturas do lactente.