Questão
SC - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Elson-21-anos-chega-a2691807bca0
Elson, 21 anos, chega à unidade acompanhado de sua mãe Tereza. Fala pouco, quando questionado sobre o motivo da consulta refere que só veio por insistência de sua mãe, mas como já está no posto deseja uma medicação para sua dor em queimação em região epigástrica. Tereza conta que, no último ano, o filho tem mudado de comportamento e ela está muito preocupada. Ele estava trabalhando como auxiliar de pedreiro com um amigo da igreja e ele relatou a ela, que o filho tem chegado atrasado na obra e seu rendimento no trabalho tem diminuído. Além disso, tem ficado mais impaciente com seus irmãos mais novos e isso tem gerado conflitos com seu padrasto. Reside com sua mãe, padrasto e três irmãos mais novos de 10, 12 e 15 anos. O pai saiu de casa quando tinha 5 anos e nunca mais retornou e perderam contato desde então. Tereza fala que "foi melhor assim, pois o pai de Elson bebia demais e quando estava alcoolizado tornava-se muito agressivo com eles". Tereza teme que o filho tenha o mesmo problema que o pai e por isso o trouxe à consulta. Elson refere que faz uso de álcool diariamente e cocaína inalada aos finais de semana, quando ingere maior quantidade de álcool. Durante a semana, ingere cerca de 2-4 latas de cerveja no final do dia para relaxar após o trabalho e aos finais de semana ingere destilados e cerca de uma caixa de cerveja ao dia até domingo. Ao exame físico: apresenta apenas a pressão arterial alterada (150 x 80 mmHg). Abdome sem alterações. 

Sobre o caso acima, podemos dizer que:
A
A abordagem de redução de danos pode ser ofertada ao Elson. Nesta abordagem entende-se que a abstinência total é impossível e por isso aceita todo um espectro de outras possibilidades, ampliando o diálogo e facilitando o vínculo.
B
Os padrões de uso experimental, recreacional, abusivo e de dependência tendem a ocorrer em um continuum e geralmente, os usuários transitam entre eles, podendo retornar a um padrão anterior de consumo ou progredir em direção à dependência.
C
O histórico familiar de uso de álcool trazido como preocupação pela mãe de Elson é relevante na condução do caso, pois reforça a caracterização do caso como dependência de álcool.
D
A internação de curto prazo para desintoxicação é essencial para a abordagem terapêutica de Elson, uma vez que se trata de um caso de dependência de álcool com risco de complicações adicionais devido ao uso de cocaína.