Emanuelle, 23 meses de vida, começou a apresentar febre intermitente (39°C), tosse seca e inapetência, há cerca de 5 dias. Sua genitora relatava situação vacinal atualizada e negava contactantes com quadro semelhante. Avaliada em serviço de emergência, notou-se a presença de estertores finos em hemitórax direito, frequência respiratória de 60 ipm, sem tiragens, e radiografia de tórax com hipotransparência em base pulmonar direita. Negou história pregressa de quadro de cansaço ou uso de medicamentos domiciliares, sendo descrita como “saudável” até o desencadeamento do quadro atual. Qual o diagnóstico mais provável e a melhor conduta a ser tomada?
Questão
AL - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes)
2018
Residência (Acesso Direto)
Emanuelle-23-meses97f1551909
A
Pneumonia comunitária, devendo iniciar amoxicilina(50mg/kg/dia) e reavaliação clínica em 48 horas.
B
Pneumonia grave, devendo ser realizado internamento e uso de antibioticoterapia com oxacilina(200mg/kg/dia).
C
Pneumonia comunitária, devendo iniciar amoxicilina + clavulonato (50mg/kg/dia), com reavaliação após 07 dias do início do tratamento.
D
Pneumonia grave, devendo ser realizado internamento e uso de antibioticoterapia endovenosa com penicilina cristalina (400mg/kg/dia).
E
Pneumonia muito grave, devendo ser realizado internamento e uso de antibioticoterapia com ceftriaxon (100mg/kg/dia) associado à oxacilina (200mg/kg/dia).