Sobre Embolia Pulmonar, está INCORRETO:
Questão
SE - Hospital de Urgência de Sergipe - HUSE - Hospital João Alves Filho
2023
Residência (Acesso Direto)
Embolia-Pulmonar-esta52f44ec1d
A
Quando um paciente apresenta suspeita de embolia pulmonar aguda (EP), a terapia de suporte inicial pode necessitar de oxigenoterapia suplementar, e até mesmo suporte ventilatório e hemodinâmico.
B
Uma vez feito o diagnóstico, a base da terapia para pacientes com EP confirmada é a anticoagulação, dependendo do risco de sangramento.
C
Mesmo diante de alta probabilidade pré-teste de Embolia Pulmonar, quando não houver disponibilidade imediata de diagnóstico por imagem, a anticoagulação somente será iniciada quando o referido diagnóstico for confirmado.
D
Pacientes com Embolia Pulmonar com risco de vida podem exigir tratamento adicional além da anticoagulação, incluindo trombólise, filtros de veia cava inferior e embolectomia.
E
Na estratificação de risco do paciente com tromboembolismo pulmonar, deve-se considerar os fatores associados a pior prognóstico: hipoalbuminemia, apneia obstrutiva do sono, síncope e baixa pressão arterial. Além de avaliar com atenção a função do VD, já que a presença de disfunção ventricular direita (VD) é um preditor independente de mortalidade.