Embora as doenças infecciosas ainda sejam um problema de saúde pública no Brasil, a proporção de mortes por esse grupo de doenças caiu de 50% para 5% entre as décadas de 1930 e 2010. Sobre a eficácia das ações de controle da tuberculose no Brasil NÃO é correto afirmar:
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Embora-doenc495c176600
A
A tuberculose apresentou aumento da incidência na década de 1980, associado à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV); esse aumento na incidência foi parcialmente revertido pela difusão da terapia antirretroviral a partir da metade da década de 1990.
B
Há importantes diferenças regionais na incidência e mortalidade por tuberculose, com maiores níveis de incidência em estados com maiores prevalências de infecção por HIV, como o Rio de Janeiro, e em estados com pouco acesso a serviços de saúde.
C
A incidência e a mortalidade por tuberculose caíram nas décadas de 1990 e 2000, mas dificuldades para a realização de diagnóstico precoce, altas taxas de abandono do tratamento e a multirresistência às drogas para tratamento são desafios para o controle dessa doença.
D
O tratamento da infecção latente da tuberculose em adolescentes e adultos não é preconizado com o objetivo de diminuir o desenvolvimento de cepas resistentes às drogas para tratamento da doença.
E
Dados sobre o diagnóstico e tratamento dos pacientes com tuberculose são registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) com o objetivo de monitorar o controle dessa doença no país.