Embora a radiografia de tórax seja um importante meio de diagnóstico da tuberculose primária, alterações pulmonares não são demonstradas em até 15% dos casos. As principais alterações são: Opacidades parenquimatosas, Linfonodomegalia, Atelectasia, Padrão miliar e Derrame pleural. Sobre a Atelectasia, é correto afirmar que:
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga - SCMV
2021
Residência (Acesso Direto)
Embora-radiografia44c884fd84
A
é frequentemente unifocal e predominantemente no pulmão direito, acometendo os lobos superiores na infância e os lobos médio e inferior em adultos. Opacidades arredondadas persistentes, medindo até 3 cm de diâmetro (tuberculomas) são manifestações não habituais (descritas em até 10% dos casos), mais comuns em lobos superiores e podem estar associadas à calcificação de linfonodos hilares.
B
é observada na maioria das crianças e em até 40% dos adultos. Habitualmente é unilateral, podendo ser bilateral em até 30% dos casos. As regiões mais comprometidas são a região hilar e a paratraqueal direita. Frequentemente está associada com opacidades parenquimatosas e atelectasia segmentar ou lobar.
C
decorre da compressão extrínseca das vias aéreas por linfonodomegalias e é a principal manifestação em crianças abaixo de 2 anos. Os segmentos mais comprometidos são o anterior dos lobos superiores e o medial do lobo médio.
D
é considerada uma manifestação tardia da TB primária, ocorre em 25% dos casos. É raro na infância.