Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Eneida-45-anos-vai-a71f0346708
Eneida, 45 anos, vai à sua médica de família e comunidade (MFC) para acompanhamento. Com queixa de nervosismo intenso, relata que a relação com seu esposo está muito difícil desde que a mãe dela foi morar com eles. Informa também que divergem sobre a forma de educar os 2 filhos, de 15 e 12 anos. A MCF percebe que, nesse caso, seria importante aplicar alguns instrumentos de abordagem familiar. Tendo isso em vista, a médica deve
A
encaminhar a paciente ao psicólogo, profissional indicado para a aplicação dos instrumentos de abordagem familiar e para o acompanhamento de famílias com padrão disfuncional de interação.
B
oferecer iniciar a terapia familiar, já que essa forma de abordagem é uma competência essencial do médico de família e comunidade.
C
agendar uma visita domiciliar, instrumento de abordagem familiar fundamental para avaliar e acompanhar as famílias com padrão disfuncional.
D
realizar uma leitura sistêmica, compreendendo o tipo, a dinâmica e a fase do ciclo de vida em que essa família se encontra, para assim planejar as ações mais adequadas.