Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2018
Residência (Acesso Direto)
Enteropatia-ambiental488ecf6c24
Enteropatia ambiental é uma síndrome que se caracteriza por um conjunto de alterações funcionais e morfológicas inespecíficas do intestino delgado, que são reversíveis com a mudança de ambiente. Essas alterações podem ser mais intensas quando um estado de desnutrição proteico-calórica está associado. Dentre essas alterações morfofuncionais, são reconhecidos:
A
Aumento da permeabilidade intestinal, o que determina o uso de fórmulas parcial ou extensamente hidrolisadas na terapia nutricional dessas crianças, de acordo com os principais guidelines. 
B
Aumento na concentração de sais biliares, com diminuição da desconjugação dos ácidos biliares primários, mas mantendo-os em níveis satisfatórios quanto à concentração micelar crítica.
C
Diminuição dos grânulos de zimogênio no pâncreas, com queda na síntese de lipase, o que justifica a recomendação de baixa oferta lipídica na dieta de recuperação nutricional. 
D
Hipocloridria ou acloridria gástrica, o que compromete o processo digestivo de proteínas e a menor absorção de seus produtos de hidrólise, principalmente dipeptídeos e tripeptídeos
E
A intensa colonização bacteriana no intestino delgado, principalmente pelos componentes da microbiota colônica, o que pode trazer alterações na investigação laboratorial pela D-xilosemia.