A Epidemiologia Clínica pode ser definida como "a aplicação, por um médico que cuida diretamente de pessoas, de métodos estatísticos e epidemiológicos para estudar os processos diagnósticos e terapêutico com o intuito de produzir uma melhora na saúde". Sobre a Epidemiologia Clínica, considere as asserções abaixo:
I - A Atenção Primária à Saúde (APS) tem uma função de "filtro" do sistema de Saúde. No momento em que faz uma abordagem de qualidade ao paciente e acaba encaminhando-o a níveis de maior densidade tecnológica, o Médico de Família está aumentando a probabilidade pré-teste destes pacientes em relação a seus diagnósticos por encaminhar pacientes com maior probabilidade de doença se comparados aos pacientes não encaminhados.
II - A sensibilidade de um teste diagnóstico pode ser definida como a proporção de indivíduos portadores de uma doença que tem o teste positivo(A proporção de verdadeirospositivo) ao passo que especificidade de um teste diagnóstico pode ser definida como proporção de indivíduos que não são portadores de uma doença e que tem o teste diagnóstico negativo(A proporção de verdadeiros-negativo).
III - Os seguintes elementos são os itens essenciais de interesse da Epidemiologia Clínica no que tange ao conhecimento sobre os agravos em saúde: etiologia, diagnóstico, a frequência de ocorrência da doença, os fatores de risco, o prognóstico, o tratamento, prevenção e o custo.
IV - Apesar de vivermos em uma era de grandes avanços tecnológicos que contribuíram sobremaneira para o aumento da capacidade diagnóstica em Medicina, a anamnese e o exame físico continuam sendo as estratégias diagnósticas que proporcionalmente, mais contribuem para que o médico chegue a um diagnóstico correto. Assinale abaixo a alternativa correta sobre as asserções acima: