Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2025
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Escolar-8-anos-com89e52060b9
Escolar de 8 anos com quadro de cefaleia há 3 dias, em região frontal e ao final do dia, depois que retorna da escola. Já apresentou quadros similares anteriormente que melhoraram com dipirona e ibuprofeno. Paralelamente, paciente faz acompanhamento, há 1 ano, por síndrome nefrótica córtico-dependente, atualmente em uso de prednisona, espironolactona e anlodipino. Ao exame físico, está alerta, orientado, com FC = 118 bpm e PA = 156 x 99 (115) mmHg em repouso. 

Assinale a alternativa que descreve a conduta apropriada em relação à pressão arterial do paciente.

A
Trata-se de valor muito elevado de pressão arterial para uma criança; deve-se solicitar vaga em UTI para iniciar tratamento com anti-hipertensivo endovenoso (nitroprussiato de sódio), objetivando-se queda lenta da PA para evitar isquemia de órgãos alvo.
B
Paciente não tem qualquer sintoma ou comprometimento secundário à elevação da pressão arterial. Deve-se tratar a cefaleia com analgésico simples e encaminhar ao nefrologista para ajuste ambulatorial dos anti-hipertensivos.
C
O quadro parece sugestivo de cefaleia tensional, com indicação de analgésico simples e mudanças de hábito de vida. No entanto, deve-se investigar possível comprometimento de órgãos alvo por meio de fundoscopia, exame neurológico, avaliação cardiológica e avaliação renal.
D
A hipertensão arterial deve-se provavelmente ao quadro de dor aguda e possível aferição incorreta, pela dificuldade de se medir PA em ambiente de pronto-socorro infantil. Deve-se inicialmente administrar analgésico simples, garantir aferição correta e reavaliar após.