Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2019
Residência (Acesso Direto)
Escolar-8-anos-sexo8402baf3a0
Escolar de 8 anos, sexo feminino, procedente da periferia de Recife, vem à emergência com queixa de febre intermitente até 39°C e dor intensa em joelhos, tornozelos e punho direito, há 9 dias. Refere que as dores aliviam com ibuprofeno, mas voltam após poucas horas. Nega edema ou outros sinais flogísticos. Nega antecedentes patológicos ou infecções recentes. Ao exame, o pediatra não detecta alterações em
articulações, exceto por dor à movimentação. Traz hemograma normal e VHS = 38. Sobre esse caso, assinale a alternativa CORRETA.
A
Como a paciente não tem artrite, não é possível fechar o diagnóstico de febre reumática, devendo ser feita investigação ambulatorial.
B
Poliartralgia, nesse caso, é um critério menor de febre reumática e mesmo isoladamente (já que o VHS está normal), o paciente deve iniciar a profilaxia secundária com penicilina benzatina devido à nossa epidemiologia.
C
A ausência de história de infecções recentes torna o diagnóstico de febre reumática pouco provável.
D
Se for evidenciada estreptococcia prévia, o paciente deve iniciar profilaxia secundária com penicilina benzatina.
E
Caso seja indicada profilaxia secundária, esta deve ser mantida até os 18 anos, em caso de manifestação articular ou a presença de cardite leve.