Escolar de 8 anos apresenta quadro de dor abdominal, náuseas e vômitos, fraqueza e diminuição do nível de consciência há 2 dias. Nas últimas semanas refere quadro de aumento de apetite e sede excessiva, acompanhado de poliúria. Ao exame afebril, frequência cardíaca de 100 bpm, pressão arterial normal para idade, respiração pesada e rápida, sem sons adventícios. Exames mostram uma glicemia de 450, sódio 155, potássio 4,1, gasometria com pH 7,01, pCO2 20, pO2 120, bicarbonato 9, urina com glicosúria e cetonúria. Baseado na principal hipótese diagnóstica analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I – Depois de medidas iniciais de ressuscitação, mesmo estando com quadro de hiperosmolaridade sérica, a infusão de insulina deve ser iniciada sem um bôlus e a reidratação deve ser cautelosa para não haver correção muito rápida da osmolaridade.
PORQUE
II – A correção rápida da osmolaridade está relacionada com risco aumentado de desenvolver edema cerebral, que é a principal causa de mortalidade nestes pacientes.
A respeito destas asserções, assinale a opção correta.