Questão
ES - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM)
2024
Residência (Acesso Direto)
Escolar-com-7-anos-deu80094eea7b
Escolar com 7 anos, deu entrada na emergência com quadro de convulsão tônicoclônica generalizada de início há cerca de 20 minutos. Mãe refere o diagnóstico de paralisia cerebral e epilepsia. Faz uso regular de carbamazepina, mas a medicação acabou há 3 dias. No momento está monitorado, afebril, com via aérea segura e oxigênio nasal.

Frequência cardíaca: 110 bpm, pressão arterial: 110/70 mmHg. Glicemia capilar de 90 mg%. Exames laboratoriais foram coletados. Com relação ao tratamento medicamentoso a ser instituído podemos afirmar:
A
Fenobarbital por via venosa deve ser a medicação de primeira linha, mas apresenta risco de depressão respiratória e hipotensão.
B
Trata-se de um estado de mal epiléptico refratário com risco de sequelas neurológicas graves, portanto deve ser intubado e iniciar tiopental ou midazolam contínuos.
C
Fenitoína por via venosa deve ser a medicação de primeira linha pois tem efeito para cessar o evento convulsivo vigente, além de ter efeito profilático para novas crises.
D
Benzodiazepínico por via venosa deve ser a medicação de primeira linha, mas pode ser administrado por via intramuscular, retal ou nasal caso não possua acesso venoso.