Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Estudo-realizado-com1255ab62174
Estudo realizado com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019, que contou com 95.074 estudantes entre 13 e 17 anos, de escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros, identificou que os estudantes com maior consumo de alimentos ultraprocessados (3º tercil), em comparação com os de menor consumo (1º tercil), apresentaram maior razão de risco relativo (RRR) para consumo frequente (≥3 dias no último mês) de álcool (RRR: 2,19; intervalo de confiança a 95% [IC95%]: 1,87-2,56), drogas ilícitas (RRR:2,22; IC95%: 1,87-2,85) e ocasional (uma ou duas vezes no último mês) de tabaco (RRR: 1,30; IC95%: 1,05-1,60).

Considerando que o PeNSE é uma pesquisa nacional, de delineamento transversal, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), assinale a alternativa correta.
A
Os resultados apresentados corroboram a política adotada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, que contraindica o consumo de alimentos ultraprocessados.
B
O elevado número amostral, somado ao delineamento adotado, permite afirmar causalidade na associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e os comportamentos analisados.
C
Em comparação com o 1º tercil, os estudantes do 3º tercil apresentaram 219% a mais de risco para desenvolver o hábito de consumo frequente de álcool.
D
A partir das análises das razões de risco relativo, pode-se calcular que existe uma menor prevalência de consumo frequente de álcool do que a de consumo frequente de drogas ilícitas.
E
Embora o enunciado indique haver associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o consumo de tabaco, tal associação é controversa, uma vez que o IC95% inferior chega a 1,05.