Estudos realizados no Brasil indicam que cerca de 20% dos pacientes atendidos na Atenção Primária à Saúde tem ingestão de bebidas alcoólicas em nível considerado de alto risco. Existem diversas ferramentas para aprimorar a abordagem destes pacientes nas unidades básicas de saúde. Sobre este tópico, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas.
I. O questionário CAGE tem finalidade de triagem, sendo considerado haver um caso de uso abusivo de álcool quando ocorrem 3 ou mais respostas positivas.
II. O AUDIT é um teste para a identificação de problemas relacionados ao uso de álcool que consiste em perguntas para avaliar o padrão de consumo nos últimos 12 meses.
III. É particularmente útil para o diagnóstico do abuso de álcool a solicitação de exames laboratoriais como hemograma, transaminases e gama- -glutamiltransferase.
IV. A intervenção breve é uma estratégia terapêutica de primeira escolha estruturada por feedback, responsabilidade, aconselhamento, menu de opções, empatia e autoeficácia.
V. Tratamentos farmacológicos de transtorno de abuso de álcool são em geral coadjuvantes, sendo uma exceção a sua maior importância durante a abordagem da síndrome de abstinência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.