F., 45 anos, homem, é seu paciente de longa data na sua UBS, realizando acompanhamento devido ao diagnóstico de Diabetes Mellitus do tipo 2 e Hipertensão Arterial Sistêmica. Faz uso de forma irregular de metformina, e vem apresentando dificuldades no controle glicêmico. Durante a última consulta de rotina, ao ser questionado sobre hábitos e modificações de estilo de vida, respondeu ao médico que “não tomava a medicação sempre pois não precisava, uma vez que não sentia nada, e que estava comendo carne, sal, além de fumar, e nem tinha interesse em parar pois era o prazer que ele tinha”. Seus exames e medidas antropométricas mostravam o seguinte: Altura: 1,61; Peso: 115 kg; Glic. de jejum: 238 mg/dl; Hb. Glic: 8,8 mg/dl; PA=170 x 100 PA=170x100
Você perguntou se o paciente gostaria de participar do grupo de atividades físicas da UBS, ao que ele respondeu: “doutor, eu não vou nesse grupo não porque não sou idoso e lá só tem velho (sic)”.
Considerando os estágios motivacionais de Prochaska e Diclemente, pode-se concluir que o paciente se encontra em qual estágio?