Questão
SP - Faculdade de Medicina do ABC
2016
Residência (Acesso Direto)
F-R-T-27-anos-Admitido117fe9f46cd
F.R.T, 27 anos. Admitido no setor de emergência com rebaixamento do nível de consciência. Acompanhantes referem que o paciente passou a noite em festa de música eletrônica e que fora encontrado no banheiro com quadro compatível com crise convulsiva tônico-clônico generalizada. Antecedente de hepatite C e sarampo na infância. Ao exame físico: Escala de coma de Glasgow: 6 (abertura ocular: 1 resposta verbal: 1 resposta motora: 4), pupilas fotoreagentes mióticas; pressão arterial: 140 x 80 mm; Hg FC: 70 bpm em ritmo sinusal, turgor da pele normal; ausculta pulmonar sem alterações; exames laboratoriais revelam: sódio sérico: 105mEq/L; glicemia 180mg/dL; creatinina: 0,9mg/dL; hemograma normal; osmolaridade urinária: 450mOsm/L; sódio urinário: 50meq/L; Osmolaridade sérica 290mOsm/L. Em relação ao caso acima:
A
Trata-se de um caso de hiponatremia hipotônica euvolêmica com osmolaridadeurinária elevada. Síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SIADH) é uma possibilidade diagnóstica.
B
Trata-se de um caso de hiponatremia hipotônica euvolêmica com osmolaridadeurinária baixa. Nefropatia perdedora de sal é uma possibilidade diagnóstica.
C
Trata-se de um caso de hiponatremia hipertônica euvolêmica com osmolaridadeurinária elevada. Estado hiperosmolar não cetótico é uma possibilidade diagnóstica. 
D
Trata-se de um caso de hipernatremia hipotônica euvolêmica com osmolaridade urinária elevada. Neste caso devemos saber o método de dosagem do sódio.