FSC tem 56 anos, é hipertenso e estava em uso de hidroclorotiazida. Há dois anos não vinha ao posto de saúde para acompanhamento. Vem para consulta com exames da Unidade de Pronto Atendimento, realizados no final de semana. Refere que no final da tarde do sábado apresentou um quadro de cefaleia e que a pressão estava 180 x 120 mmHg. Foi realizada glicemia na ocasião e o valor foi de 326 mg/dl, a creatinina de 3,8 mg/dl e eletrólitos dentro da normalidade. Hoje na consulta, a pressão arterial aferida foi de 160 x 90 mmHg e a glicemia capilar em jejum de 252 mg/dl. Auscultas cardíaca e pulmonar normais. Membros sem edemas com pulsos presentes. O clearance estimado para o paciente foi calculado por aplicativo sendo 20 ml/min/1.73 ml. Diante deste contexto, assinale a alternativa que demonstra a conduta preconizada para o caso:
Questão
PB - Universidade Federal da Paraíba - UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
FSC-tem-56-anos-e14315c8511e
A
O paciente apresenta hipertensão, diabetes e insuficiência renal (provavelmente crônica). Devemos indicar medidas não farmacológicas para melhor controle da diabetes e da hipertensão. Iniciar metformina e acrescentar um inibidor da enzima conversora de angitensinogênio nesta consulta. Encaminhar para o nefrologista e nutricionista.
B
O paciente apresenta hipertensão, diabetes e insuficiência renal (provavelmente crônica). Devemos indicar medidas não farmacológicas para melhor controle da diabetes e da hipertensão. Iniciar metformina e acrescentar um bloqueador de canal de cálcio nesta consulta. Encaminhar para o nefrologista e nutricionista.
C
O paciente apresenta hipertensão, diabetes e insuficiência renal (provavelmente crônica). Devemos indicar medidas não farmacológicas para melhor controle glicêmico e da hipertensão. Orientar redução no consumo de proteínas devido ao quadro de insuficiência renal. Iniciar metformina e acrescentar um inibidor da enzima conversora de angitensinogênio nesta consulta. Pode-se iniciar insulina NPH em dose baixa e encaminhar para endocrinologista.
D
O paciente apresenta hipertensão, diabetes e insuficiência renal (provavelmente crônica). Devemos indicar medidas não farmacológicas para melhor controle da diabetes e da hipertensão. Utilizar um bloqueador de canal de cálcio e manter a hidroclorotiazida. Pode-se introduzir insulina NPH em doses baixas ou encaminhar para endocrinologista para controlar a glicemia. Encaminhar para nefrologista e nutricionista.
E
O paciente apresenta hipertensão, diabetes e insuficiência renal (provavelmente crônica). Devemos indicar medidas não farmacológicas para melhor controle da diabetes e da hipertensão. Substituir a hidroclorotiazida por furosemida e, se necessário, acrescentar bloqueador de canal de cálcio. Pode-se introduzir insulina NPH em doses baixas ou encaminhar para endocrinologista para controlar a glicemia. Encaminhar para o nefrologista e nutricionista.