Questão
SC - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS
2023
Residência (Acesso Direto)
Fabricia-42-anos-vem-a133de48db73
Fabrícia, 42 anos, vem à consulta com queixa de prurido, sensação de queimação e fincadas nas pálpebras de ambos os olhos há uma semana, sendo que no olho direito também apresenta uma bolinha que começou a doer ontem. Percebe estar mais estressada, com piora das suas espinhas e de períodos de sensação abrupta de vermelhidão e calor na pele no último mês, desde quando sua mãe teve fratura de fêmur, ficando acamada. Fabrícia é tabagista, faz uso de medroxiprogesterona injetável trimestral e tem alergia a penicilina. Ao exame físico, pupilas isofotorreagentes, movimentos extrínsecos oculares sem alterações; observam-se crostas na raiz dos cílios bilateralmente; nodulação em pálpebra de olho esquerdo dolorosa à palpação, com calor, rubor e edema; eritema facial com telangiectasias e pápulas-pustulosas. Com base no caso descrito, assinale a alternativa mais adequada:
A
Trata-se de um caso de rosácea, doença dermatológica que não tem cura. A paciente deve ser orientada a evitar fatores agravantes como bebidas alcoólicas, exposição solar, vento e frio e aguardar resolução espontânea dos sintomas oftalmológicos.
B
Para o quadro de hordéolo, deve-se prescrever compressas mornas por 5 a 10 minutos, 3 vezes ao dia, além de pomadas de associação de antibiótico e corticosteroide. Orientar que a resolução total desse sintoma deve ocorrer em três dias, caso contrário buscar urgência.
C
A blefarite é comum em pacientes com rosácea, deve ser manejada com higiene palpebral com cotonete umedecido em xampu neutro. Após a resolução do quadro agudo, não há necessidade de manter a higiene, nem de desaconselhar a maquiagem dos olhos.
D
Caso não haja drenagem espontânea, mesmo sem sinais significativos de inflamação aguda, é possível que permaneça um calázio, cisto de retenção crônica de material sebáceo, que pode ser tratado com cirurgia ambulatorial ou injeção de corticosteroide.