Familiares de uma idosa de 82 anos, hospitalizada por pielonefrite aguda, pedem que ela seja avaliada por psiquiatra antes da alta, devido a problemas de conduta no último ano. A mesma vive sozinha após a viuvez há 05 anos, mas no último ano está mais repetitiva, esquece recados e compromissos familiares, perdeu o prazo para pagamento de contas e não utiliza mais os antihipertensivos. Colidiu com seu automóvel na garagem há 6 meses, parando de dirigir desde então. Também deixou de fazer compras, foi encontrada perambulando na vizinhança de madrugada sem saber retornar ao domicílio. Na semana anterior à internação, agrediu uma vizinha após acusá-la de roubo, com geração inclusive de boletim de ocorrência. Foi encontrada caída em casa, torporosa e com urina nas roupas, sendo trazida ao hospital há 06 dias. O domicílio se encontra mal organizado, com acúmulo de roupas e objetos em duplicata, além de mau estado de limpeza local. Com relação aos prováveis diagnósticos para o caso, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2021
Residência (Acesso Direto)
Familiares-idosa-82154f4dcbd62
A
Delirium se caracteriza por confusão mental, como no caso da idosa, a perambulação noturna sendo um padrão esperado, portanto, é o diagnóstico que explica toda a sintomatologia.
B
Os sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais presentes do quadro, principalmente a agressividade, indicam a hipótese de psicose tardia como a mais provável.
C
A investigação complementar do quadro auxilia para exclusão de outros distúrbios causadores de incapacidade cognitiva, enquanto a testagem da cognição pode ser útil para ajudar a distinguir a doença de Alzheimer de outras causas de demência.
D
Depressão maior após viuvez assim como demência fronto temporal com agressividade são diagnósticos diferenciais possíveis.
E
Como a paciente apresenta atualmente estágio grave de demência tipo Alzheimer, a disfunção colinérgica que se instalou impõe tratamento farmacológico com as drogas antidemenciais, donepezila ou rivastigmina.