Questão
MA - Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão - SES MA
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Febre-Origem-Obscura3836d7d5c0
A Febre de Origem Obscura (FOO) clássica é definida como permanência de febre, após 3 dias de Investigação hospitalar ou três consultas ambulatoriais com investigação criteriosa e invasiva sem elucidação de uma causa. Sobre esta condição podemos afirmar:

A
Com o aperfeiçoamento das tecnologias diagnósticas - em particular a tomografia de alta resolução, a RM, a PET e os ensaios antígenos tumorais- os estudos recentes mostram que menos de 5% dos casos de FOO permaneceram sem diagnóstico.
B
As infecções, como a tuberculose extrapulmonar e - em áreas endêmicas - a febre tifoide e a malária, são causas raras de FOO passível de diagnóstico.
C
No indivíduo jovem, uma doença multissistêmica é a causa mais frequente de FOO, é arterite de células gigantes.
D
Deve-se considerar a possibilidade de uma etiologia relacionada com fármacos em todos os casos de febre prolongada. Qualquer padrão febril pode ser provocado por um fármaco, porém é raro ocorrer com antibióticos beta-lactâmicos e fenitoína.
E
O teste cutâneo com tuberculina (TCT)/PPD pode produzir resultados negativos na tuberculose miliar, na sarcoidose, na doença de Hodgkin, na desnutrição ou na Aids.