A Febre Reumática (FR) é a principal causa de cardiopatia adquirida na infância, no nosso meio. A base epidemiológica da FR é uma faringoamigdalite estreptocócica. Sobre o diagnóstico do primeiro episódio de FR, é CORRETO afirmar que:
Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2015
Residência (Acesso Direto)
Febre-Reumatica-FR-e37a589e02e
A
Considerando os critérios de Jones para diagnóstico, a evidência de estreptococcia prévia pela antiestreptolisina O elevada é um critério maior e, independentemente do quadro clínico, é bastante sugestiva de FR.
B
Artralgia, febre e evidência de estreptococcia prévia pela antiestreptolisina O preenchem critérios de Jones para diagnóstico de FR.
C
Artrite, artralgia, proteína C-reativa e evidência de estreptococcia prévia pela antiestreptolisina O preenchem critérios de Jones para diagnóstico de FR.
D
Artrite, febre, velocidade de hemossedimentação e evidência de estreptococcia prévia pela antiestreptolisina O preenchem critérios para diagnóstico de FR.
E
Artralgia, febre, velocidade de hemossedimentação, Proteína C-R eativa (PCR) e evidência de estreptococcia prévia pela antiestreptolisina O preenchem critérios para diagnóstico de FR.