Feminino, 32 anos. Em 26 de junho foi admitida no PA/HMC em estado de choque. Estava no final do 8º mês de gestão e fez apenas duas consultas durante o pré-natal (no 4º e 5º mês de gestação). Essa era a 4º gestação, sendo as anteriores normais e com filhos vivos. À entrada, não se conseguiu detectar a pressão arterial, pulso fino e taquicárdico (em torno de 140 por minuto). Anemia intensa de mucosas. Segundo familiares, estava com “hemorragia genital há mais de uma semana”, de início não muito abundante, porém de intensidade crescente. Há dois dias permaneceu na cama e hoje, ao levantar-se, desmaiou, sendo trazida para o PA. Foi diagnosticada: anemia aguda por hemorragia devido a deslocamento da placenta, com feto morto. Foi realizada operação cesariana, tendo ocorrido o óbito imediatamente após a cirurgia. Diante deste caso, qual a causa imediata e a causa básica do óbito materno e fetal, respectivamente?
Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Feminino-32-anos-261533b76b1f5
A
Causa Imediata do óbito materno: Deslocamento Prematuro de Placenta; Causa Básica do óbito materno: Choque Hipovolêmico; Causa Imediata do óbito fetal: Natimorto e Causa Básica Fetal: Hemorragia Materna.
B
Causa Imediata do óbito materno: Choque Hipovolêmico; Causa Básica do óbito materno: Deslocamento Prematuro de Placenta; Causa Imediata do óbito fetal: Anóxia Intra-uterina e Causa Básica do óbito fetal: Deslocamento Prematuro de Placenta.
C
Causa Imediata do óbito materno: Falência Múltipla de Órgãos; Causa Básica do óbito materno: Choque Hipovolêmico. Em relação ao feto não há necessidade de preencher a Declaração de Óbito, uma vez que se trata de Natimorto.
D
Causa Imediata do óbito materno: Hemorragia Aguda; Causa Básica do óbito materno: Deslocamento Prematuro de Placenta; Causa Imediata do óbito fetal: Natimorto e Causa Básica Fetal: Deslocamento Prematuro de Placenta