Questão
GO - Unievangélica - Centro Universitário de Anápolis - UEVA
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Fernando-30-anos-unia1371b387c67
Fernando, 30 anos, união estável, professor, procura a médica de família e comunidade queixando-se de uma mancha vermelha no braço esquerdo que apareceu há cerca de 6 meses. Procurou atendimento em farmácia, onde o balconista sugeriu que usasse uma pomada para micose. Fez uso durante 1 mês e não observou melhora, inclusive percebeu aumento de tamanho da mancha e dormência, o que o motivou a procurar por atendimento na unidade de saúde. Nega qualquer outro sintoma, doenças prévias ou pessoas próximas com doenças na pele. Cartão de vacinas atualizado. Ao exame apresenta mácula avermelhada, com limites precisos em face medial do braço esquerdo, medindo aproximadamente 5 cm de diâmetro. Redução da sensibilidade ao frio (teste com algodão embebido em éter). 

Sem outras alterações no exame. Sobre o caso apresentado, verifica-se que o diagnóstico do balconista da farmácia está:
A
correto, por tratar-se de uma lesão típica de micose, porém o tratamento está errado; o tamanho da lesão requer tratamento com fluconazol 150 mg/semana, via oral, por 8 semanas seguidas.
B
correto, por tratar-se de uma lesão típica de micose, porém o tratamento está errado: o tamanho da lesão requer tratamento com antifúngico associado com corticoide tópico, 2x/dia, por 4 semanas.
C
incorreto, por trata-se de uma lesão típica de dermatite atópica; para o tratamento deve-se prescrever corticoide tópico, 1x/dia, por 4 semanas e hidratação com creme de uréia.
D
incorreto, por tratar-se de uma lesão típica de hanseníase; para o tratamento deve-se prescrever rifampicina 600 mg 1x/mês + dapsona 100 mg 1x/mês + dapsona 100 mg 1x/dia, via oral, por 6 meses.