Foi atendida na admissão da Maternidade paciente primigesta com 20 anos, que referia atraso menstrual de 7 semanas e 4 dias, com queixa de sangramento e cólicas há uma semana, com importante piora no quadro no dia de hoje. Ela conta que, em atendimento anterior há alguns dias, recebeu a prescrição de progesterona 100 mg na apresentação de comprimidos por via vaginal. Pode-se afirmar que:
Questão
SP - PUC Sorocaba
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Foi-atendida-admissa656e34a010
A
A percepção de permeabilidade cervical com a detecção de saída de restos ovulares pelo colo uterino permite caracterizar abortamento infectado.
B
Geralmente em gestação com idade gestacional inferior a 8 semanas poderá ocorrer a eliminação do material conceptual, caracterizando o abortamento completo.
C
Provavelmente trata-se de uma situação de abortamento retido e o fator determinante desta situação clínica foi o uso de progesterona via vaginal, que tem capacidade de impedir a eliminação dos restos.
D
Por se tratar de primigesta, será fundamental o diagnóstico do fator determinante do abortamento, por isso o material ovular deverá ser enviado para pesquisa genética e a mulher deverá fazer exames sorológicos para citomegalovírus, herpes genital, toxoplasmose e hepatite B.