Questão
ES - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM)
2013
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Foi-desenvolvido173066dfaae
Foi desenvolvido um estudo para examinar a associação entre ansiedade e depressão e o futuro diagnóstico de demência. Quatrocentos pacientes com demência foram comparados com 1.363 indivíduos sem demência, combinados por gênero, atividade e ano de diagnóstico da demência. Os diversos fatores de risco conhecidos foram pesquisados nos prontuários e as associações com a demência foram verificadas por meio de regressão logística. Um diagnóstico pregresso de ansiedade foi associado a uma futura demência, refletida por uma OR de 2,76, com intervalo de confiança de 2,11 a 3,62. A associação de depressão com demência foi atenuada pela alta frequência de ansiedade entre aqueles com depressão. Ao considerar a interação de depressão e ansiedade, foi observado que apenas a depressão foi associada com a demência, mas a presença de depressão com ansiedade não fortalece a associação da ansiedade com a demência. 

Em conclusão, existe associação tanto de ansiedade quanto de depressão com demência, tal associação é independente, mas é mais fraca para depressão (Fam. Pract.,2012. Epub ahead of print). A esse respeito, assinale a alternativa correta:
A
Este é um estudo do tipo caso-controle, que demonstra quantitativamente a associação entre ansiedade e demência com um efeito moderado, utilizando, como técnica de análise multivariada, a regressão logística, que é própria para desfechos dicotômicos.
B
Este é um estudo do tipo corte transversal, que demonstra quantitativamente a associação entre ansiedade e demência com um efeito ausente, utilizando, como técnica de análise multivariada, a regressão logística, que é própria para desfechos dicotômicos.
C
Este é um estudo do tipo caso-controle, que demonstra quantitativamente a associação entre ansiedade e demência com um efeito pequeno, utilizando, como técnica de análise multivariada, a regressão logística, que é própria para desfechos dicotômicos.
D
Este é um estudo do tipo corte transversal, que demonstra quantitativamente a associação entre ansiedade e demência com um efeito pequeno, utilizando, como técnica de análise multivariada, a regressão logística que é própria para desfechos quantitativos.
E
Este é um estudo do tipo corte transversal, que demonstra quantitativamente a associação entre ansiedade e demência com um efeito moderado, utilizando, como técnica de análise multivariada, a regressão logística que é própria para desfechos múltiplos.