Freud identificou que o desenvolvimento da sexualidade ocorre em fases - oral, anal, fálica, período de latência e fase genital, cujo conjunto irá refletir na formação da sexualidade do adulto. Nas assertivas abaixo, marque V, para verdadeiro, e F, para falso.
( ) A fase oral ocorre durante o primeiro ano de vida. É identificada como aquela em que o bebê leva tudo a boca, descobrindo o mundo por meio dela. Nessa fase, a boca é a região do corpo onde a criança sente maior prazer.
( ) A fase anal acontece por volta de um ano e meio a dois anos, e é aquela que se inicia o controle dos esfíncteres. Urinar e evacuar geram grande prazer às crianças, uma vez que representa suas primeiras produções no mundo.
( ) A fase fálica inicia-se por volta dos três anos e se estende até os seis anos, aproximadamente. Nesse período, dá-se a descoberta dos genitais como área de prazer; as crianças fazem muitas perguntas a respeito do mundo e manifestam sua curiosidade sexual.
( ) O período de latência ocorre por volta dos seis aos nove anos. Conforme Freud, esse é o período em que as energias das crianças estão mais voltadas ao aprendizado e à aquisição de habilidades, como o domínio da leitura e da escrita, além de valores e papéis culturalmente aceitos.
( ) Por volta dos nove a dez anos, quando se inicia a puberdade e, posteriormente, a adolescência, a criança sai do período de latência e entra na fase descrita por Freud como genital. Ocorrem mudanças hormonais, emocionais e sociais, e a energia que estava canalizada para o desenvolvimento intelectual e social volta-se para a "redescoberta" do próprio corpo como fonte de prazer. A ordem correta de preenchimento dos parênteses,
de cima para baixo, é: