Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Gabriela-esta-gestante1365e9a0a37
Gabriela está gestante com 11 semanas, teve diagnóstico da gestação na Unidade Básica de Saúde de referência no seu bairro, onde fez testes rápidos na primeira consulta, sendo reagente para sífilis. O enfermeiro da equipe, Fabiano, informou sobre o resultado do exame, tranquilizou a paciente, aplicou uma dose de penicilina benzatina 2.400.000 UI via intramuscular e solicitou-lhe os demais exames da rotina do primeiro trimestre do pré-natal. Além disso, pediu que a gestante retornasse em 7 dias com o parceiro sexual para orientação, testagem e tratamento e verificação dos resultados dos demais exames solicitados do pré-natal. Gabriela afirma que o namorado, de quem engravidara, mudou- se de cidade e eficilmente conseguiria fazê-lo vir à UBS para investigação e tratamento, se necessário. 

Com relação aos atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) presentes nesse caso, é correto afirmar:
A
os atributos acesso e longitudinalidade estão sendo respeitados por meio do tratamento oportuno da sífilis e do seguimento adequado do caso na unidade básica de saúde.
B
o atributo de coordenação do cuidado está prejudicado, visto que o enfermeiro deveria ter encaminhado a gestante à maternidade para tratamento adequado.
C
os atributos acesso e longitudinalidade estão prejudicados nesse caso, uma vez que toda a família deveria ser convocada em um tempo mais breve que 7 dias.
D
o atributo de coordenação do cuidado está sendo respeitado, visto que as consultas de pré-natal na APS devem ser iniciadas pelo enfermeiro da equipe.