A Gangrena de Fournier é uma doença infecciosa grave de partes moles, de rápida progressão, que acomete a região genital e áreas adjacentes, caracterizada por intensa destruição tissular, envolvendo o tecido subcutâneo e a fáscia. Também é conhecida como fascite necrotizante da região perineal. Considere as afirmativas abaixo e responda qual está INCORRETA.
Questão
SP - Universidade de Taubaté - Unitau (Hospital Universitário de Taubaté)
2023
Residência (Acesso Direto)
Gangrena-Fournier-e530b4502b3
A
A Gangrena de Fournier pode se estender para a parede abdominal e torácica e ter origem a ferimentos, queimaduras, abrasões, lacerações, contusões, mordeduras de animais, picadas de insetos, injeções subcutâneas e intravenosas.
B
No Brasil, o sexo masculino tem alta prevalência, mas a doença pode acometer mulheres e crianças.
C
Pode incidir em todas as faixas etárias, com média ao redor dos 50 anos.
D
Com relação à sua fisiopatologia, a infecção bacteriana leva a uma endarterite obliterante, seguida de isquemia e trombose dos vasos subcutâneos, que resultam em necrose da pele e comprometimento da fáscia subjacente.
E
Para o tratamento clínico são utilizados antibióticos de amplo espectro, com cobertura para microorganismos aeróbios gram-positivos e anaeróbios. O procedimento cirúrgico é indispensável e consiste em drenagem local com instalação de dreno a vácuo com três vias.