Geoffrey Rose discutiu as bases da medicina preventiva em relação à redução dos fatores de risco de doenças cardiovasculares, classificando as ações preventivas em medidas de amplitude populacional e medidas de alto risco. Essa segunda abordagem refere-se à estratégia de classificar pessoas a partir da seleção do grupo de alto risco para a aplicação de uma medida preventiva. Apesar de parecer intuitivamente racional para pacientes e profissionais, essa abordagem apresenta um pequeno impacto para a saúde pública, visto que um grande número de pessoas submetidas a um risco pequeno produzirá mais casos de doença/evento mórbido do que um pequeno grupo com risco elevado.
Armando H. Norman e Charles D. Tesser. Acesso ao cuidado na Estratégia Saúde da Família: equilíbrio entre demanda espontânea e prevenção/promoção da saúde.
In: Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 24, n.º 1, p. 165-79, 2015 (com adaptações).
Com base nos conceitos apresentados no texto precedente, julgue o item seguinte.
Para atingir o objetivo de redução global de casos e óbitos por covid-19, a aplicação de uma vacina segura e comprovadamente eficaz em toda a população (vacinação em massa) seria mais efetiva do que vacinar seletivamente a população com alto risco para o desenvolvimento de casos graves da doença.